Um nome para o meu Blog

Que fatores devo levar em consideração para escolher o nome do meu Blog?

Crie seu Blog | Nome

Relação com o tema
Como você já definiu o tema do seu Blog, agora pode escolher o nome. Escolha preferencialmente um nome que tenha a ver com o assunto que você vai escrever, que o seu leitor identifique de imediato a ideia que você quer transmitir, o nome deve descrever o seu Blog.

Disponibilidade de domínio
Verifique antes se o domínio está disponível. O domínio deve ser o nome do seu Blog, isto facilita a memorização por parte do seu leitor e ainda ajuda para que o seu Blog fique bem localizado nos sistemas de busca.

Nomes criativos, curtos e fáceis
Um dos maiores desafios é encontrar um nome curto que ainda não esteja registrado, uma boa saída é fazer uma combinação de palavras, uma pequena frase, algo que tenha sentido e que seja fácil de escrever e de gravar. Já imaginou quantas visitas o site de Gisele Bündchen e de Gustavo Kuerten podem perder por que o leitor não digita o nome corretamente?

Cuidado com combinações
Alguns nomes de sites geram uma certa confusão na hora de ler, como é o caso da casa de espetinhos Casa do Zé (www.casadoze.com.br) onde o leitor poderá confundir com “Casa Doze”. Existem outros exemplos mas o mais conhecido é o caso da empresa Pen Island (www.penisland.net) que já virou case na internet. O nome correto é Pen ISland (Ilha da Caneta) mas que também pode ser lido como Penis Land (Terra do Pênis).

Evite dar seu nome
Normalmente deve-se evitar em dar o próprio nome ao Blog, ao menos que você seja uma celebridade. É mais importante que o nome do seu blog esteja relacionado ao tema do que eu autor.

Evite usar “blog” no domínio
O termo “blog” no domínio pode causar alguns transtornos. Algumas empresas bloqueiam o acesso a sites que contenham determinadas palavras chaves e “blog” é uma delas. Desta forma você poderá perder o acesso de visitantes.