Programas de afiliados

Testando o Hotmart

Após fazer um curso online sobre empreendimentos digitais, fui quase que coagido a testar uma plataforma de vendas tida como revolucionária: o Hotmart.

Como funciona: é uma plataforma de e-commerce para produtos digitais, onde você usuário pode participar de duas formas diferentes: primeiro sendo um vendedor, ou seja um produtor de Conteúdo Digital; em segundo lugar, sendo um afiliado, que é o meu caso. Em ambos os casos o Hotmart servirá como plataforma intermediadora, com o objetivo de gerar vendas e comissionar os parceiros (vendedor e afiliado).

Que tipo de conteúdo pode ser vendido?

No Hotmart é possível comercializar dois tipos de Conteúdo Digital:

  • Arquivos para Download: ebooks em PDF ou EPUB, documentos diversos (.doc, .rtf), áudiobooks e músicas (mp3, wma), vídeo-aulas, palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV), software (.exe, .msi), imagens, scripts e quaisquer outro arquivo de computador que possa ser baixado via internet.
  • Adesão para Sites de Membros: Clubes privados, Sites de conteúdo restrito a membros, Coaching clubs ou qualquer tipo de site cujo Produtor deseje vender o Acesso do usuário ao site e para isto seja cobrada uma taxa de adesão.

Hoje está completando a primeira semana de uso da plataforma e minha visão sobre o produto ainda não está consolidada mas já posso falar algo: a ferramenta é muito fácil de utilizar, bem explicativa, com muitos recursos para configuração que não precisa ser nenhum expert em informática para disponibilizar no seu site.

E o resultado?

Bem, até agora o resultado foi muito abaixo do esperado. No site em que publicamos, o Crie seu Carro, a visitação média é superior a 18.000 visitantes/dia e até o momento não fechamos nenhuma venda. Cadastramos 15 produtos, todos eles identificados como os mais quentes, e só tivemos 155 cliques nos links. O produto mais acessado teve 40 visitas.

Confesso que pela quantidade de visitas eu esperava um resultado melhor. Pelo sim, pelo não vou aguardar mais uma semana, se não começar a rentabilizar eu vou cancelar o programa.