Pra começar meu Blog

Ainda falando em planejamento, temos mais algumas dicas para quem vai começar o seu Blog.

Defina seu público alvo
O seu público potencial é também chamado de target (alvo). Definir o público para qual você deseja direcionar a sua comunicação é fundamental. Este segmento de público possui características próprias e distintas, seu Blog deverá ser focado fundamentalmente para um público específico, não adianta ser muito generalista, querendo abranger assuntos muito distintos, desta forma não conseguirá gerar a retenção do seu visitante.

Planeje seu conteúdo
É uma das etapas mais importantes do seu projeto, o planejamento do conteúdo serve para certificar que o seu conteúdo será destinado para o público-alvo correto. A estratégia do conteúdo é algo relativamente novo e ainda causa certa confusão entre os profissionais da área quando ao seu conceito, mas o que deveremos nos preocupar inicialmente é com a periodicidade, com a linguagem, com a diagramação e organização do conteúdo.

Gerencie seu projeto
O ciclo PDCA é composto de quatro fases, representadas pelas iniciais, em inglês, dos procedimentos a serem adotados: Plan, Do, Check, Act. O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução. Caso o resultado se mostra abaixo do planejado será necessário agir corretivamente e continuar com o processo. Utilizamos este ciclo como forma de estabelecer uma melhora contínua no seu projeto.

Aprenda expor suas idéias
Conhecer seu público e seu vocabulário é um esforço que vale a pena. Aprenda a escrever utilizando-se dos mesmos jargões, isso transmite uma imagem de conhecimento do assunto, gera segurança e uma vontade de manter o vínculo com seu Blog. Leia muito antes de postar, evite erros de gramática, o leitor poderá associar a desconhecimento ou despreparo dos autores, e não retornará.

Comments