Instalando o WordPress

imagesA facilidade no seu manuseio, na instalação e manutenção fizeram do WordPress o CMS mais utilizado nos dias de hoje para Blogs, sendo utilizado em larga escala por instituições de ensino, governo, revistas e jornais. Além do mais, está disponível em diversos idiomas, entre eles o Português do Brasil (pt-BR) que ajuda bastante aos futuros blogueiros que não tem intimidade com outros idiomas. Por ser tão popular, é fácil de encontrar outras pessoas que também trabalhem com a plataforma, tem uma infinidade de plugins disponíveis, muito material de auxílio aos usuários e diversas comunidades e fóruns de debate da ferramenta.
Para instalar o WordPress o seu servidor precisa ter suporte a PHP e MySQL e poderá ser feito através das opções Fantastico ou Softaculous que são disponibilizado paras os usuários do cPanel. Caso você não domine é só pedir para que o suporte do seu provedor faça a instalação, alguns provedores vão cobrar por este serviço (dê uma lida no post onde falamos sobre a escolha do host).

Primeira opção: Instalando pelo Softaculous
Se o seu provedor possuir a ferramenta Softaculous disponível a instalação será mais fácil ainda. A própria ferramenta se encarregará de criar o banco de dados, o email, usuário e fará a instalação do WordPress em instantes.

Segunda opção: Instalando pelo Fantastico
Faça login no seu cPanel, procure pela aba “Software/Services” e clique em Fantastico de Luxe.

Fantastico | Crie seu Blog
Fantastico | Crie seu Blog

Dentro do aplicativo Fantastico, no painel do lado esquerdo estão vários scripts que podem ser instalados, selecione a opção WordPress. Clique em “New Installation” para prosseguir. Escolha o domínio e preencha todos os dados corretamente. Nota: Coloque uma conta de email válida, pois a senha de acesso será enviada para essa conta. Clique em instalar e pronto, pode agora acessar o seu novo blog WordPress.

Terceira opção: Instalando via FTP
Caso seu provedor não disponibilize o
cPanel a instalação poderá ser feita utilizando um programa de FTP, eu recomendo o FileZilla. É necessário conhecimentos mais avançados para efetuar a instalação desta forma.

Dica de Instalação
(Direto do site do WordPress)

  • Descompacte o pacote em uma pasta vazia.
  • Abra o arquivo wp-config-sample.php com um editor de texto como o WordPad ou similar e preencha suas informações de conexão do banco de dados.
  • Salve o arquivo como wp-config.php
  • Faça o upload de tudo.
  • Abra o arquivo /wp-admin/install.php no seu navegador. Isto instalará as tabelas necessárias para o seu blog. Se ocorrer algum erro, confira seu arquivo wp-config.php, e tente novamente. Se falhar novamente, visite os fóruns de suporte com todas as informações que você puder reunir.
  • Anote a senha fornecida para você.
  • A instalação deve então encaminhá-lo para a página de login. Preencha o nome de usuário com admin e a senha gerada durante a instalação. Você pode clicar em ‘Usuários/Seu Perfil’ para alterar a senha.