Formato de um Blog

Os blogs tradicionalmente obedecem uma estrutura bem simples, composto pelo cabeçalho ou topo e barra de menu na parte de cima, um rodapé na parte de baixo e a área central dividida em duas colunas onde a coluna esquerda, mais larga, é reservada às postagens e a coluna a direita, geralmente com área de postagem em torno de 300 pixels é destinada aos widgets.

Além disto, é comum encontrarmos blogs com campanhas publicitárias do Google AdSense. Pelas atuais regras do Google são permitidas no máximo três blocos de anúncios. Nestes casos a estrutura mais comumente utilizada é incluir um bloco na área mais visível, logo abaixo do topo, um bloco na barra de widgets e ou terceiro bloco abaixo.

Estrutura de Blogs | Crie seu Blog
Estrutura de Blogs | Crie seu Blog

É muito comum que algumas pessoas acostumadas a desenhar sites confundirem as idéias nos primeiros blogs que estão criando e trazer a barra de widgets para o lado esquerdo achando que será o “menu” do Blog. Lembrem-se que não há necessidade de um menu extenso para um blog, pois as postagens deverão acontecer na página principal em ordem cronológica inversa, ou seja, a mais recente no início.

Alguns Blogs não tem barra de menu tradicional e utilizam de imagens nos widgets para direcionar às páginas estáticas que tenham. Já os que possuem o menu, geralmente tem apenas as opções de: Home (Início) e Quem somos. Cada caso é diferente, se você acha que tem necessidade de disponibilizar um menu no seu Blog, vá em frente.

A maioria dos templates para o WordPress já vem com este formato, usem e abusem deles.