Como registrar o meu domínio

A grande dúvida dos blogueiros é como e onde fazer o registro do seu domínio. Grande parte do pessoal opta em contratar uma empresa para registrar. Mas o processo de registro é bem simples, não precisa ter grandes conhecimentos técnicos.

Registrando meu domínio

Agora que eu já escolhi o nome do meu blog e escolhi o meu domínio, vamos fazer o nosso registro, primeiro nacional e depois internacional.

Registro nacional

Acesse o site do Registro.br e faça o seu cadastro. Não esqueça de enviar os dados corretos (principalmente o e-mail), pois serão checados e se houver alguma inconsistência o seu cadastro não será aprovado. O registro de domínios, nas categorias sob o .br, está disponível para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda.

Registrando domínios | Crie seu Blog

Após proceder o seu cadastro você deverá se logar para acessar o sistema. Na tela principal, selecione a opção de NOVO REGISTRO. Informe o nome do domínio desejado e verifique se ele está disponível para registro. Sua solicitação de cadastro de domínio será processada como uma fila de solicitações, na qual a ordem é garantida pela atribuição de um número sequencial (ticket).

registro-crie-seu-blog-02

Preencha os campos necessários, observando que algumas extensões de domínio são exclusivas para cadastros feitos por empresas (CNPJ). Se você não tiver onde hospedar seu site no momento do registro do domínio não esqueça de marcar a opção de “Utilizar os servidores de DNS do Registro.br”. Com esta opção marcada você não precisará informar o DNS imediatamente, podendo ser alterada depois que você tiver contratado o seu Host.

registro-crie-seu-blog-03

Após este procedimento o seu ticket será gerado e enviado para o seu e-mail juntamente com o boleto que deverá ser pago para garantir o registro. Daí a importância de manter sempre seu cadastro atualizado.

Na próxima postagem veremos como registrar um domínio internacional. Está pronto para começar a registrar os seus próprios domínios?